Até  a década de 1970 a comunidade de Trindade vivia isolada dos grandes centros, vivendo basicamente da pesca e do plantio de subsistência. Após a construção da rodovia Rio Santos, a comunidade teve seu modo de vida alterado pela especulação imobiliária e pela intensificação do turismo.

Após a construção dessa estrada uma empresa multinacional chegou à vila alegando ser dona de todo território da comunidade que era habitada pelos caiçaras a mais de 4 gerações. Na ocasião os pescadores resistiram por nove anos em uma batalha contra uma multinacional (Agencia de Desenvolvimento Latino Americano) que queria expulsar os caiçaras das terras que eram cultivadas por eles durante décadas. Nessa época os Trindadeiros sofreram diversas agressões físicas, além de ver a estrada de acesso ao lugarejo bloqueada por jagunços armados e suas plantações e casas de pau-a-pique serem destruídas.

O grupo estrangeiro, no entanto, não conseguiu tirar toda a comunidade do local e sem conseguir vencer a resistência das famílias desistiu do empreendimento.

Um acordo foi aceito pela comunidade após quase uma década de luta pondo fim ao pesadelo que durou nove anos e teve um alto custo para a comunidade. Das 120 famílias que viviam no povoado, apenas 42 resistiram até o acordo.

Atualmente, a comunidade vive quase que exclusivamente do turismo. Os ranchos de pescas da beira da praia se transformaram em bares e restaurantes e os caiçaras em microempresários do setor turístico.

Localizada a 20 Km de Paraty, com sete praias paradisíacas, cachoeiras e natureza preservada, a vila de Trindade está situada dentro do Parque Nacional da Serra da Bocâina e Área de Proteção Ambiental do Cairuçú. Mesmo com o desenvolvimento dos últimos anos, Trindade impressiona seus visitantes com sua beleza rara e os Trindadeiros continuam lutando para que os valores tradicionais e a cultura caiçara se mantenham vivos.



Com sete praias paradisíacas e cachoeiras, Trindade tem uma boa infra estrutura para receber os visitantes. Na Vila e nas praias existem inúmeros bares, pizzarias e restaurantes que servem diversos pratos caiçaras, em especial frutos do mar. Alem disso a Vila de Trindade conta com opções de mercado, farmácia e padaria. Na Praia do Meio e Praia dos Ranchos se pode encontrar pequenos barcos que fazem passeios para a Piscina Natural do Caixa D'aço e praias mais distantes como Praia do Sono, Antigos, Ponta Negra, entre outras. A noite quiosques a beira mar também animam os turistas com muita musica ao vivo. Vale lembrar que em Trindade não existe nenhum serviço de banco e caixas eletrônicos.

R. das Flores, s/nº - Trindade - Paraty, RJ - Fone: (12) 3883-2413 / (24) 3371-5246 - contato@pousadaaldeiaantiga.com
© 2012 Pousada Aldeia Antiga - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: PWI